As perícias são um tipo diferente de vantagem. Portanto, na Ficha de
Personagem, elas são anotadas no espaço destinado às vantagens.
Cada perícia representa um grupo de conhecimentos, coisas que o personagem
sabe fazer além de lutar. Não há perícias ligadas a armas e combate: embora
algumas até possam ser usadas para atacar, elas não têm efeito sobre as
estatísticas de combate normais do personagem. Nenhuma perícia vai, jamais,
ter qualquer efeito sofre a Força de Ataque ou Força de Defesa.
Existem onze perícias: Animais, Arte, Ciência, Crime, Esporte, Idiomas, Investigação,
Máquinas, Medicina, Manipulação, Sobrevivência. Na maioria dos mundos, qualquer habilidade
ou conhecimento se encaixa em pelo menos um destes grupos.
Todas as perícias custam 2 pontos cada.
Perícias Completas
Quando escolhe possuir perícias, você tem duas alternativas. A primeira e mais simples
é comprar a perícia completa por 2 pontos.
Comprar uma perícia completa é caro, mas torna você um grande entendido naquela
área. Se você escolheu Máquinas, isso inclui tudo sobre dirigir, pilotar, operar, construir e
consertar praticamente qualquer máquina, aparelho ou veículo. Se optou por Idiomas, será
fluente em todas as principais línguas do mundo, e capaz de arranhar os idiomas mais exóticos.
(“Hmmm... acho que é aramaico! Estou fora de forma, mas creio que significa...”)
Esta é a opção mais épica, heroica, cinematográfica (como quase tudo em 3D&T).
Histórias de horror, fantasia e super-heróis estão cheias de tipos assim. Compre a perícia Ciência
e você terá alguém muito parecido com Reed Richards, Doutor Quest, Doc Brown ou a tartaruga
ninja Donatello. Ter a perícia Animais torna você um Doutor Dollitle, Tarzã, Kazar e outros “amigos
dos animais”.
Especializações
Mas talvez você queira algo mais específico. Pode ser que você não queira conhecimentos
totais sobre Máquinas. Talvez prefira ser um simples mecânico, ou piloto, ou programador de
computadores — e não todas essas coisas juntas.
Esta é a opção mais realista. Em vez de comprar a perícia completa, você pode escolher
para o personagem uma pequena área da perícia, uma especialização.
Por 1 ponto, você pode pegar três especializações quaisquer. É mais barato que comprar
a perícia inteira (2 pontos), e as especializações escolhidas não precisam pertencer todas à
mesma perícia. Você pode escolher aquelas que quiser.
Testes de Perícias
Muitas vezes você não precisa jogar dados para testar uma perícia — se tiver as
ferramentas, instrumentos ou outros meios necessários, você sempre poderá contar com ela.
Para quem conhece Sobrevivência, encontrar abrigo contra a chuva é coisa fácil. Contudo, diante
de certas situações complicadas (como abrigar-se contra uma chuva de meteoros, talvez), o
mestre pode exigir um teste de Habilidade.
Algumas situações podem ser tão simples, que mesmo um personagem sem a perícia
necessária pode fazer um teste de Habilidade (embora suas chances de sucesso sejam bem
menores). Por outro lado, em situações muito difíceis, apenas um personagem treinado tem
chance de sucesso (você não pode fazer o teste se não tiver a perícia, mesmo que sua
Habilidade seja muito alta).
Tarefas Fáceis: personagens com a perícia adequada não precisam de nenhum teste.
Sem a perícia, um teste de Habilidade –1.
Tarefas Médias: personagens com a perícia adequada fazem um teste de Habilidade +1.
Sem ela, um teste de Habilidade –3.
Tarefas Difíceis: personagens com a perícia adequada fazem um teste de Habilidade –
2. Sem a perícia, não são permitidos testes.
LISTA DE PERÍCIAS
Você verá a seguir explicações sobre cada perícia, e também uma lista de especializações
possíveis. Se você compra a perícia completa por 2 pontos, isso já inclui todas as
especializações.
Note que, às vezes, uma mesma especialização pode aparecer em duas ou mais perícias
ao mesmo tempo: Rastreio aparece em Crime, Investigação e Sobrevivência; e Veterinária está
em Animais e Medicina. Em termos de jogo, nada disso faz diferença — um personagem que
sabe pescar pode fazê-lo por esporte ou para sobreviver.
Animais
Você sabe cuidar de animais e tratar de seus ferimentos,
evitar animais perigosos, e até domar animais selvagens (mas
se deseja ter um animal treinado, vai precisar também da
vantagem Aliado). Em mundos de fantasia, esta perícia também
permite falar a língua dos animais. A critério do mestre,
a perícia também pode se aplicar a monstros e outras criaturas
fantásticas.
Doma: você sabe domar animais selvagens.
Montaria: você sabe montar cavalos e outros animais
de montaria, como elefantes e camelos.
Tratamento: você sabe alimentar e cuidar de animais.
Pode também perceber se um animal está doente.
Treinamento: você sabe treinar animais domésticos
para fazer truques simples, como andar, parar, sentar, guardar
e atacar.
Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros
socorros e fazer cirurgias em animais. Funciona como
Medicina, mas apenas para animais.
Arte
Você tem sensibilidade e talento para artes. Sabe cantar,
dançar, desenhar, pintar, fazer esculturas, tocar instrumentos
musicais...
Atuação: você é um ator. Pode simular emoções que
não está sentindo.
Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos,
obras de arte e outros objetos, e também reconhecer
peças falsificadas.
Fotografia: você sabe tirar fotos profissionais e, se tiver
acesso a um laboratório, revelar fotos.
Instrumentos Musicais: você sabe tocar instrumentos
musicais de vários tipos.
Prestidigitação: você pode fazer truques com pequenos
objetos, fazendo sumir moedas, lenços e cartas de baralho
como se fosse mágica.
Redação: você sabe produzir textos profissionais: relatórios,
poesias, romances, reportagens, cartas de amor...
Outras Especializações: Canto, Culinária, Dança, Desenho,
Escultura, Pintura, Joalheria...
Ciência
Você tem grandes conhecimentos sobre ciências em
geral, incluindo os mais obscuros.
Astronomia: você sabe reconhecer estrelas e constelações,
ler mapas estelares e saber se existem planetas à volta
de uma estrela.
Biologia: você sabe tudo sobre plantas e animais. Sabe
dizer quais são comestíveis, venenosos, medicinais...
Ciências Proibidas: você conhece coisas que não deveria:
ocultismo, ufologia...
Geografia: você sabe fazer mapas e reconhecer lugares
através da paisagem.
História: você sabe sobre os fatos notáveis ocorridos
na história da humanidade.
Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou
horas seguintes.
Psicologia: você conhece a mente humana e, se tiver
informações suficientes, pode prever o comportamento de
uma pessoa ou grupo de pessoas.
Outras Especializações: Antropologia, Arqueologia,
Criminalística, Ecologia, Genética, Literatura, Metalografia,
Química...
Crime
Você é um ladrão, espião, falsário, arrombador ou outro
tipo de criminoso. Consulte o mestre para saber se esta
perícia está disponível para personagens jogadores.
Armadilhas: você sabe construir, armas e desarmar
armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
Arrombamento: você sabe como forçar portas e abrir
fechaduras trancadas.
Criptografia: você sabe criar e decifrar mensagens secretas.
Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou
apenas ocultar a própria aparência.
Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos,
obras de arte e outros objetos — e também reconhecer
peças falsificadas.
Furtividade: você sabe se esconder e também moverse
em silêncio e sem ser visto.
Intimidação: você convence as pessoas usando ameaças
e coação.
Punga: você sabe bater carteiras.
Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.
Esporte
Você sabe praticar vários tipos de esportes, e conhece
suas regras. Esta perícia não afeta seu desempenho em combate,
mesmo quando se trata de esportes como artes marciais,
boxe, arquearia...
Acrobacia: você pode equilibrar-se em pequenas superfícies,
andar sobre cordas, fazer malabarismo, etc.
Alpinismo: você sabe escalar montanhas, subir em muros
altos, árvores e até edifícios.
Arquearia: você sabe usar arco e flecha.
Corrida: você é um corredor de curta e longa distância.
Jogos: você conhece muitos jogos, como cartas, jogos
de tabuleiro, videogames, RPGs...
Mergulho: você sabe usar equipamento de mergulho.
Natação: você sabe... bem, nadar.
Pilotagem: você sabe pilotar aviões, helicópteros, barcos
e navios, além de veículos de competição, como carros
de corrida.
Outras Especializações: Arremesso, Artes Marciais,
Boxe, Caça, Parkour, Pesca, Paraquedismo, Salto...
Idiomas
Você é poliglota. Conhece as principais línguas do mundo,
e aprende outras com facilidade, mesmo as mais obscuras.
Se você não possui esta perícia, saberá falar apenas o
idioma mais comum no local da campanha e, caso pertença
a alguma raça não humana, seu idioma nativo. Cada língua
conta como uma especialização. Personagens com esta
perícia não precisam de testes para aprender novas magias.
Código Morse: você sabe transmitir e receber mensagens
compostas de pontos e traços.
Criptografia: você sabe criar e decifrar mensagens secretas.
Leitura Labial: você sabe descobrir o que alguém está
dizendo observando os movimentos de sua boca.
Linguagem de Sinais: você pode se comunicar sem
som, com gestos.
Outras Especializações: Inglês, Francês, Italiano, Alemão,
Espanhol e demais idiomas.
Investigação
Você é um policial, detetive ou agente secreto, e conhece
técnicas de investigação. Sabe seguir pegadas, procurar
impressões digitais, usar disfarces, instalar explosivos,
decifrar códigos secretos, destrancar fechaduras e
desarmar armadilhas.
Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas,
explosivos e aparelhos de detecção.
Arrombamento: você sabe como forçar portas e abrir
fechaduras trancadas.
Criptografia: você sabe produzir e decifrar mensagens
secretas.
Disfarce: você sabe se parecer com outra pessoa, ou
ocultar a própria aparência.
Falsificação: você sabe criar cópias de cartas, documentos,
obras de arte e outros objetos — e também reconhecer
peças falsificadas.
Furtividade: você sabe se esconder e também moverse
em silêncio e sem ser visto.
Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão
emocional, você pode conseguir de uma pessoa aquilo
que deseja.
Intimidação: você convence as pessoas usando ameaças
e coação.
Leitura Labial: você sabe descobrir o que alguém está
dizendo observando os movimentos de sua boca.
Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.
Máquinas
Você é bom com máquinas, veículos e computadores.
Sabe operar, pilotar, dirigir, construir e consertar qualquer coisa,
se tiver as peças e ferramentas certas.
Armadilhas: você sabe construir, armar e desarmar armadilhas,
explosivos e aparelhos de detecção.
Computação: você sabe operar computadores, navegar
na Internet, quebrar senhas e penetrar em sistemas protegidos.
Condução: você sabe dirigir veículos terrestres como
carros, ônibus, motos...
Eletrônica: você sabe consertar (mas não construir) aparelhos
eletrônicos como telefones, rádios e computadores.
Engenharia: você sabe construir (mas não consertar)
máquinas, veículos, armas e aparelhos eletrônicos.
Mecânica: você sabe consertar (mas não construir)
máquinas, veículos e armas. Consertar um construto é uma
tarefa Média (teste de Habilidade +1) e restaura 1 PV em
meia hora. Em caso de falha, uma nova tentativa leva mais
meia hora. A critério do mestre, pode-se restaurar todos os
PVs de um mecha em 8 horas, sem testes.
Pilotagem: você sabe pilotar aeronaves, barcos e veículos
de competição como carros de corrida, barcos, helicópteros
e aviões. Você pode usar a manobra comando de
Aliados (veja em “Combate”) para controlar qualquer máquina
que não tenha vontade própria, e não esteja sendo
controlada por outra pessoa.
Manipulação
Você sabe obter favores de outras pessoas por meios
diversos, através de truques, engodos ou ameaças.
Hipnose: você pode afetar a mente de uma pessoa e
torná-la mais fácil de manipular.
Interrogatório: com perguntas habilidosas e muita pressão
emocional, você pode conseguir de alguém o que deseja.
Lábia: como Intimidação, mas usa bajulação e conversa
mole em vez de ameaças.
Intimidação: você convence as pessoas usando ameaças
e coação.
Sedução: você sabe fingir sentimentos românticos com
relação à vítima.
Medicina
Você sabe dizer que tipo de doença um paciente tem,
como curá-la, e também pode fazer cirurgias. Quando alguém
precisa de cuidados médicos, você pode providenciar.
Cirurgia: você sabe tratar de doenças e ferimentos internos.
Restaurar 1 PV é uma tarefa Média, mas é permitido
apenas um teste por dia para cada paciente.
Diagnose: você sabe dizer se uma pessoa está doente,
reconhecer a doença e determinar a maneira de curá-la.
Primeiros Socorros: você sabe fazer curativos, reduzir
fraturas, deter sangramentos e outras coisas que se deve
fazer — ou não fazer — em caso de acidentes com vítimas.
Primeiros Socorros pode ajudar na recuperação de personagens
que estejam com 0 PVs, dependendo da gravidade de
seus ferimentos. Veja em “Testes de Morte”.
Psiquiatria: você sabe lidar com traumas e doenças
mentais. Quando um personagem Insano falha em seu teste
para resistir à loucura, você pode tentar ajudá-lo a superar a
crise como uma tarefa Difícil (mas não poderá curá-lo totalmente
de sua insanidade).
Veterinária: você pode fazer diagnósticos, prestar primeiros
socorros e fazer cirurgias em animais.
Sobrevivência
Você consegue sobreviver em lugares selvagens. Sabe
caçar, pescar, seguir pistas e encontrar comida e abrigo para
você e seus amigos. Cada tipo de região conta como uma
especialização.
Alpinismo: você sabe escalar em montanhas, subir
em muros altos, árvores e até edifícios.
Armadilhas: você sabe construir, armas e desarmar
armadilhas, explosivos e aparelhos de detecção.
Arquearia: você sabe usar arco e flecha.
Furtividade: você sabe se esconder e também mover-
se em silêncio e sem ser visto.
Meteorologia: você sabe prever o clima nos dias ou
horas seguintes.
Navegação: você sabe dizer onde está e em que direção
deve seguir.
Pesca: você sabe pegar peixes e outros animais aquáticos
com linha e anzol, rede ou arpão.
Rastreio: você sabe seguir pistas e pegadas.
Outras Especializações: mesmas da vantagem Arena.